Mercado global de armazenamento de energia tem crescimento recorde em 2022

24/03/2023

Avanço da geração renovável traz oportunidades para uso de baterias; primeiro sistema de larga escala do Brasil é inaugurado em São Paulo 

O mercado global de armazenamento de energia teve ano recorde em 2022, adicionando 16 GW/35 GWh de capacidade, representando um crescimento de 68% em relação ao resultado de 2021, mostra levantamento da consultoria internacional BloombergNEF (BNEF).

Além desse acréscimo, diversos países anunciaram metas ambiciosas que totalizam mais de 130 GW até 2030. Porém, a BNEF vê com cautela essa projeção, dado a falta de clareza de políticas necessárias para retirar barreiras a esse mercado.

O estudo prevê uma taxa anual de crescimento composto de 23% até 2030, com os acréscimos de capacidade chegando a 88 GW/278 GWh por ano, volume 5 vezes maior que o registrado no ano passado. A BNEF ainda estima que a China ultrapassará os Estados Unidos como maior mercado de armazenamento de energia em termos de megawatts até 2030.

Na América Latina, oportunidades se apresentam com o avanço da capacidade de geração de energia solar e eólica no Chile e no Brasil e também com a falta de investimentos na rede elétrica no México.

Tendência tecnológicas das baterias

O alto custo de sistemas de armazenamento tem incentivado companhias a acelerar uma transição para químicas de custo mais baixo, como o fosfato de lítio e ferro (LFP). Um número crescente de fabricantes chineses de baterias está expandindo a produção em outros países e a BNEF acredita que a participação de mercado dessa tecnologia continuará a crescer até 2026, em razão de custos, ciclo de vida mais longo e escala produtiva. Após 2027, baterias de íons de sódio podem se tornar mais populares com o crescimento da demanda por sistemas de armazenamento de energia.

Sistema de larga escala no Brasil

O primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro foi inaugurado na quinta-feira (23/03), no município de Registro (SP). Planejado para atuar como um reforço à rede elétrica, o projeto da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP) conta com 30 MW de potência, capazes de entregar 60 MWh de energia por duas horas.

O sistema de baterias tem a finalidade de evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica, beneficiando cerca de 2 milhões de consumidores no litoral Sul do estado de São Paulo em momentos de pico.

Para a operação do sistema a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu, por meio da Resolução Autorizativa 10.892/2021, a Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 27 milhões, e previsão de investimento na ordem de R$ 146 milhões.

"Com maior inserção das fontes eólica e solar e da geração distribuída, precisaremos cada vez mais da utilização de inovadores recursos de armazenamento como este para o equilíbrio entre oferta e demanda", declarou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, na cerimônia de inauguração do sistema.


FONTE: https://www.portalsolar.com.br/noticias/tecnologia/armazenamento/mercado-global-de-armazenamento-de-energia-tem-crescimento-recorde-em-2022