Japão testará transmissão de energia solar do espaço para Terra

30/05/2023

Geração fotovoltaica feita em satélites será enviada para estações terrestres por meio de micro-ondas; tecnologia será posta à prova em 2025


Universidade de Kyoto
Universidade de Kyoto

O Japão está desenvolvendo uma tecnologia capaz de transmitir energia solar gerada no espaço para a Terra por meio de micro-ondas. Conforme reportagem do jornal Nikkei, a iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria público-privada e testes estão previstos para acontecer em 2025.

O projeto consiste em alocar painéis solares no espaço, a uma altitude de 36 mil quilômetros, para gerar energia através de pequenos satélites em órbita. Depois, a energia será transformada em micro-ondas e então enviada para estações terrestres para serem convertidas em eletricidade.

Essas micro-ondas podem, inclusive, ser transmitidas independentemente da hora e clima e passar através das nuvens. Atualmente a pesquisa é liderada pelo professor da Universidade de Kyoto, Naoki Shinohara, que trabalha com energia via micro-ondas desde 2009.

Em 2015, o docente realizou com sucesso um experimento de transmissão horizontal de energia de micro-ondas horizontal de 50 metros. Depois, em 2018, obteve êxito em uma transmissão vertical na mesma distância.

O Japão não é o único país a investir na tecnologia de energia solar no espaço através das micro-ondas. O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA e o Instituto de Tecnologia da Califórnia também estão trabalhando em um projeto semelhante. A China, na Universidade Chongqing, também está trabalhando na tecnologia e a Agência Espacial Europeia (ESA) está elaborando seus próprios planos.


MOURA, Emily. Japão testará transmissão de energia solar do espaço para Terra, Portal Solar, 30/05/2023. Disponível em: <https://www.portalsolar.com.br/noticias/tecnologia/equipamentos-fv/japao-testara-transmissao-de-energia-solar-do-espaco-para-terra>. Acesso em: 30/05/2023.