Escolas estaduais da Bahia serão beneficiadas com energia solar
Através de um programa realizado pelo governo do estado, 156 unidades de ensino serão contempladas

Através de um projeto realizado pelo governo da Bahia, em parceria com as Secretarias Estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e de Educação (SEC), 156 escolas de tempo integral da rede estadual de ensino serão beneficiadas com placas solares para fornecimento de energia elétrica.
O projeto está na etapa de chamamento público, em que as empresas do setor energético interessadas podem participar enviando as propostas. A próxima fase da licitação será a abertura dos envelopes em 13 de julho de 2023.
Na primeira fase do projeto, a potência total instalada de energia solar será de 47.000 kWp na capacidade máxima de atendimento para gerar energia elétrica para os colégios. A estimativa é que a instalação das placas ocorra no prazo de até 24 meses, com um investimento total de aproximadamente R$ 200 milhões.
A Secretária Estadual da Educação, Adélia Pinheiro, reitera a importância de investir em estruturas sustentáveis em um ambiente educacional: "Além de oferecer uma estrutura de ensino de qualidade, para atender à comunidade escolar, o Governo do Estado também investe em soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental e econômico para assegurar o seu funcionamento".
"Este é o retrato de uma administração que trabalha pelo coletivo, pensando no impacto que suas ações têm sobre a vida da população e o meio ambiente a curto, médio e longo prazo. É importante ressaltar que a questão da sustentabilidade ambiental também faz parte da formação dos estudantes da nossa rede".