Conheças as características dos cabos utilizados nos sistemas de energia solar

29/03/2023

A geração fotovoltaica exige a utilização de equipamentos que atendam normas técnicas de qualidade e segurança 

Além de painéis solares e inversores, um sistema de geração de energia solar fotovoltaica conta com outros itens importantes, como os cabos fotovoltaicos. Esse tipo de instalação exige condutores elétricos com características diferentes dos cabos convencionais.

A fabricante nacional Sil Fios e Cabos Elétricos afirma que escolha do cabo certo é fundamental para o sucesso da obra de energia solar. Cabos de má qualidade ou fora da norma correta de fabricação se deteriorarão em poucos anos de uso, o que demandará novo investimento em troca do cabeamento muito antes do previsto, ocasionando em prejuízos financeiros.

Além disso, um cabo com qualidade inferior, que não atenda aos requisitos da norma técnica da ABNT, possui um risco elevado de incêndio em todo sistema fotovoltaico. "O cabo fotovoltaico é produzido para suportar os raios solares e terá contato com a água de chuva e aquela utilizada na limpeza das placas solares. O objetivo é assegurar uma vida útil de 25 anos mesmo em locais agressivos", explicou o gerente de engenharia de produto da Sil, Nelson Volyk.

Quando os raios solares atingem a placa solar, esta começa a gerar energia elétrica, que é transmitida através dos cabos solares ao inversor fotovoltaico, que por sua vez transformará a energia elétrica gerada em corrente contínua para energia alternada, que é utilizada nas residências, comércios e indústrias.

A corrente contínua possui um positivo e um negativo, por isso os cabos solares são produzidos nas cores vermelha e preta, sendo o vermelho utilizado para o positivo e o preto para identificar o negativo. Em um sistema fotovoltaico, o usual é utilizar várias placas solares, podendo ser utilizado mais de um inversor fotovoltaico, tudo ligado com o cabo solar.

Diferença entre os cabos

Os cabos para a ligação de placas solares utilizam compostos de isolação e cobertura termofixos não-halogenado, sendo que o composto da cobertura possui, adicionalmente, proteção contra os raios UV. Estes cabos são fabricados com cobre estanhado, que reduz a oxidação do metal.

O cabo solar da Sil é o modelo Cabo AtoxSil Solar 1,8 kV C.C. Conforme a empresa ele suporta trabalhar até 120 ⁰C, por até 20 mil horas, e possui expectativa de vida útil de 25 anos exposto ao sol e as intempéries.

FONTE: CASARIN, Ricardo. Conheças as características dos cabos utilizados nos sistemas de energia solar. Portal Solar, 29/03/2023. Disponível em: <https://www.portalsolar.com.br/noticias/tecnologia/equipamentos-fv/conhecas-as-caracteristicas-dos-cabos-utilizados-nos-sistemas-de-energia-solar>. Acesso em: 29/03/2023.