Brasil atinge 27 GW de energia solar fotovoltaica em operação

23/03/2023

Potência instalada da fonte cresceu mais de 90% no último ano; País soma 8,27 GW na geração centralizada e 18,75 GW na geração distribuída

O Brasil ultrapassou a marca de 27 GW de potência instalada de energia solar fotovoltaica, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. O dado leva em conta usinas de grande porte (geração centralizada) e os sistemas de produção própria de energia instalados em residências e empresas (geração distribuída).

O País acrescentou 1 GW de energia solar em cerca de 15 dias, após bater a marca de 26 GW no início de março. Há um ano, o mercado nacional contava com pouco mais de 14 GW de potência operacional da fonte, indicando um crescimento de mais de 90% no período.

O Brasil conta com 8,27 GW na geração centralizada e 18,75 GW na geração distribuída (GD). Somente em 2023, já foram acrescentados quase 3 GW de capacidade. No final de 2022, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) previu acréscimo de 10 GW ao longo desse ano.

De acordo com estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês) o Brasil encerrou 2022 na 8ª colocação no ranking mundial de geração de energia solar fotovoltaica, entrando pela primeira vez na história entre os dez primeiros colocados.

FONTE: https://www.portalsolar.com.br/noticias/operacao-e-expansao/brasil-atinge-27-gw-de-energia-solar-fotovoltaica-em-operacao